Acompanhe nesta página as informações sobre o processo de seleção para aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará, para ingresso no primeiro semestre de 2017.
Consulte o horário de aula.
Aluno Especial. Observar os critérios para solicitar matrícula nessa categoria.
Consultar Inscrição (Recuperar Confirmação de Inscrição Online)
15/02/2017
Alunos Especias:
Clique aqui para acessar o formulário de solicitação de matrícula para aluno especial.
Considera-se apto para solcitar matrícula como Aluno Especial:
1. Alunos já matriculados como aluno especial, no PPGEM, no semestre anterior e queiram renovar matrícula;
2. Alunos dos dois últimos períodos da Graduação do Curso de Engenharia Mecânica ou de áreas afins;
3. Candidatos não classifaicados no processo seletivo atual e que solicitem matrícula como alunos especiais.
Até o dia 28/02/2017, o sistema aceitará a inscrição online.
Alunos da Graduação deverão apresentar histórico escolar e declaração da Secretaria do Curso informando o período do discente.
Até o dia 03/03/2017, a lista com alunos especiais estará disponível na Secretaria do PPGEM para consulta de homologação de inscrição.
10/02/2017
Resultado Final do Processo Seletivo 2017.1 do PPGEM, após análise de recursos.
Informação aos candidatos classificados:
Entre os dias 13/02/2017 (segunda-feira) e 17/02/2017 (sexta-feira), nos horários das 09h às 12h e das 14h às 17h, os candidatos classificados no processo seletivo deverão comparecer na Secretaria do Programa para apresentar os documentos originais enviados por e-mail, descritos no item 4,2 do Edital do Processo Seletivo 2017.1 do PPGEM, para conprovação das informações fornecidas na inscrição e realizar a matrícula.
09/02/2017
Análise de recursos
A comissão de processo seletivo divulga a análise dos recursos solicitados pelos candidatos ao Processo Seletivo 2017.1 do PPGEM.
31/01/2017
Resultado preliminar do processo seletivo 2017.1 do PPGEM/UFPA.
Os candidatos que solicitarem recurso deverão fazê-lo até a quinta-feira (02), detalhando a correção (de acordo com o gabarito e os critérios estabelecidos no edital) e contestando o resultado, apresentando seus números para que sejam considerados pedidos válidos e tenham acesso às correções da prova e do resultado preliminar.
Após o pedido, o (a) candidato (a) deverá comparecer à Secretaria do Programa a partir das 09h30 do dia 03 de fevereiro de 2017, para fazer vista às correções da comissão de processo seletivo.
As solicitações deverão ser encaminhadas para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o título "Recurso".
25/01/2017
Divulgação do gabarito da prova realizada no dia 23/01/2017
Confira o gabarito da prova aqui.
20/01/2017
Local de provas
A prova será realizada no dia 23 de janeiro de 2017, às 09h, nas salas 110, 111 e 112 do Prédio das Pós-Graduações do ITEC. Cique aqui para visualizar mapa.
A prova iniciará às 09h e encerrará às 11h.
17/01/2017
Candidatos com inscrição submetida.
Os candidatos deverão solicitar aos professores escolhidos para orientar seus trabalhos que encaminhem e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando sobre a aceitação dos trabalhos de seus possíveis orientandos.
16/01/2017
Alunos Especiais: O link para cadastro de alunos especiais deverá estar disponível a partir do dia 15/02/2017.
Candidatos:
Evitar fotografar os documentos. Prefira a digitalização convencional, observando a nitidez e limites dos mesmos.
Os arquivos a serem enviados deverão estar de acordo com o edital. A seguir, exemplificamos como deverão ser nomeados:
Documento 1 (Comprovante de inscrição): nomedocandidato-CIO.pdf;
Documento 2 (Documentos pessoais: RG, CPF, Título de eleitor, comprovante de quitação com as obrigações eleitorais, certificado de reservista): nomedocandidato-DP.pdf (um só arquivo, cópias em frente e verso dos documentos);
Documento 3 (Comprovante de residência): nomedocandidato-CRES.pdf;
Documento 4 (Passaporte): nomedocandidato-PPV.pdf (somente candidatos estrangeiros);
Documento 5 (Fotografia 3x4): nomedocandidato-F3X4.pdf;
Documento 6 (Diploma): nomedocandidato-DIP.pdf (um só arquivo, cópia frente e verso do documento);
Documento 7 (Histórico): nomedocandidato-HIS.pdf; (documento completo)
Documento 8 (Carta): nomedocandidato-CAR.pdf;
Documento 9 (Currículo): nomedocandidato-CV.pdf;
Documento 10 (Cópias de certificados ou declarações): nomedocandidato-CC (um ou mais arquivos numerados - nomedocandidato-CC_001, nomedocandidato-CC_002... -, dependendo das cópias a serem enviadas);
Documento 11 (Projeto): nomedocandidato-PPD.
14/12/2016
A Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Tecnologia, torna público o Edital para o ingresso de Alunos Regulares no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Período 2017.1, em nível de Mestrado (Stricto Sensu), reconhecido pela CAPES. O curso de Mestrado em Engenharia Mecânica tem duração de 24 (vinte e quatro) meses.
Divulgação do Edital.