Laboratório de Engenharia Mecânica (LABEM)

Os laboratórios do Programa, excetuando o Laboratório de Motores, com prédio próprio, são localizados no Laboratório de Engenharia Mecânica (LABEM), onde são localizados os laboratórios específicos de graduação, as salas dos docentes, a secretaria, biblioteca setorial e as salas de aula do Programa. No final de 2012 foi finalizada a reforma completa do LABEM, um prédio com mais de 30 anos, onde as obras contemplaram o reforço estrutural, troca completa do telhado, troca completa de toda a rede elétrica e de lógica; modernização da subestação; ampliação e adequação estrutural de todas as salas e laboratórios, pintura e acabamento de pisos e acessos.  Adicionalmente, foi concluído um novo prédio da Faculdade de Engenharia Mecânica, localizado frontalmente ao LABEM, que vai abrigar a maioria dos docentes, abrindo espaço para a expansão dos laboratórios do Programa. Para este novo prédio foi deslocado o auditório do Laboratório e duas salas de aula de apoio.

As atividades deste Programa de Pós-Graduação são desenvolvidas no Laboratório de Engenharia Mecânica (LABEM) desta instituição, o qual se constitui por 13 sub-laboratórios, a seguir listados, que dão suporte às diversas atividades de ensino e pesquisa do Programa:

  

- Combustão de Biomassa

Coordenado pelo Grupo Energia, Biomassa e Meio-Ambiente (EBMA), nele são desenvolvidos projetos de pesquisa e apoio a aulas de graduação das disciplinas: Termodinâmica Aplicada, Máquinas e Sistemas a Vapor e Técnicas de Medidas de Termociências. Este Laboratório possui instalações de escritório para acomodar dez alunos.

 

- Fundição e Solidificação

Coordenado pelo Prof. Antonio Luciano Seabra, tem infraestrutura de escritório para apoiar seis discentes. 

 

- Gasificação e Caracterização de Biomassa e Gases

Coordenado pelo Grupo Energia, Biomassa e Meio-Ambiente (EBMA), este Laboratório é utilizado para pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. Possui instalações de escritório para acomodar doze alunos.

 

- Laboratório de Materiais Compósitos

Coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Tetsuo Fujiyama, este laboratório produz pesquisa envolvendo o aproveitamento de recursos naturais e renováveis da região Norte e da Amazônia. Neste Laboratório constam atualmente os seguintes discentes de graduação e pós-graduação: oito mestrandos desenvolvendo dissertação, 23 discentes desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso, seis discentes de Iniciação Científica e dois alunos de Doutorado.

 

- Laboratório de Mecânica Computacional

Coordenado pelos Profs. Erb Lins e Jerson Vaz, este Laboratório tem como objetivo fornecer estrutura computacional para as atividades de ensino em graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão que envolva simulação de engenharia de sistemas de computação. A capacidade instalada permite o desenvolvimento de trabalhos relativos à computação de alto desempenho, por meio de servidores com recursos elevados de armazenamento e processamento. Um conjunto de aplicativos, comerciais e livres, está disponível, assim como ferramentas de desenvolvimento de pacotes específicos.

 

- Laboratório de Motores

Coordenado pelo Grupo Energia, Biomassa e Meio-Ambiente (EBMA), este Laboratório é utilizado para pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. Possui instalações de escritório para acomodar doze alunos. Permite a quantificação do desempenho térmico dos grupos geradores e caracterização das suas emissões operando com biocombustíveis e suas misturas. Programas computacionais: Boost e Fire da AVL.

 

- Mecânica dos Fluidos

O Laboratório trabalha em sintonia com as pesquisas dos grupos EBMA e de Fluidos, além de ser utilizado por cursos da graduação e por atividades de Iniciação Científica. Este laboratório possui instalações de escritório para acomodar oito alunos. Principais softwares: LabVlEW: empregado para aquisição e controle de sinais; e Fluent: para simulação computacional.

 

- Metalografia e Tratamento Térmico

Coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia de Materiais (GPEMAT), este Laboratório é usado tanto para atividades de pesquisa, como para apoiar cursos de graduação. Tem infraestrutura de escritório para apoiar seis discentes.

 

- Processamento e Caracterização de Materiais Poliméricos

Coordenado pela Profa. Dra. Carmen Gilda Tavares Dias, tem infraestrutura de escritório para apoiar quatro discentes da pós-graduação.

 

- Refrigeração

Atua nas áreas de engenharia de ar condicionado, conforto térmico e qualidade do ar no ambiente construído, nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Mecânica. Além disso, esse Laboratório atua em simulação do comportamento dinâmico integrado de edificações e sistemas de climatização, análise de taxas de transferência de calor e redução do consumo de energia em sistemas de ventilação e ar condicionado, análise térmica de edificações, avaliação de conforto e de salubridade no ambiente construído e desenvolvimento de programas computacionais em áreas afins. Tem infraestrutura de escritório para apoiar três discentes. Principais softwares: programas computacionais de cálculo de carga térmica e dimensionamento de rede dutos de ar em sistemas de ar condicionado, cálculo de índices PMV-PPD para avaliação de conforto térmico e cálculo de propriedades psicrométricas.

 

- Soldagem

Coordenado pelo Grupo de Estudos em Tecnologia de Soldagem, GETSOLDA, este Laboratório é usado tanto para atividades de pesquisa e extensão, como para apoiar cursos de graduação. Tem infraestrutura de escritório para apoiar dez discentes.

 

- Transporte Pneumático

Este Laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. André Luiz Amarante Mesquita e trabalha na determinação de parâmetros de operação de dutos para transporte de minérios com escoamento em duas fases (ar-sólido). O Laboratório tem infraestrutura de escritório para doze alunos. Revitalizado, com recursos de projetos de pesquisa com a Vale, passará a ser denominado como Laboratório de Tecnologia em Materiais Granulados e Particulados.

 

- Vibrações e Acústica

Coordenado pelo Grupo de Vibrações e Acústica (GVA), o Laboratório de Vibrações e Acústica é usado tanto para atividades de pesquisa e extensão como para apoiar cursos de graduação, principalmente os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Arquitetura e Urbanismo. O GVA tem infraestrutura de escritório para apoiar 20 discentes, com estações de trabalho para utilizações de softwares de alto desempenho.