Processo Seletivo PPGEM 2017.1

Acompanhe nesta página as informações sobre o processo de seleção para aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará, para ingresso no primeiro semestre de 2017.

Consulte o horário de aula.

Aluno EspecialObservar os critérios para solicitar matrícula nessa categoria.

Retificação do Edital

Consultar Inscrição (Recuperar Confirmação de Inscrição Online)

15/02/2017

Alunos Especias:

Clique aqui para acessar o formulário de solicitação de matrícula para aluno especial.

Considera-se apto para solcitar matrícula como Aluno Especial:

1. Alunos já matriculados como aluno especial, no PPGEM, no semestre anterior e queiram renovar matrícula;

2. Alunos dos dois últimos períodos da Graduação do Curso de Engenharia Mecânica ou de áreas afins;

3. Candidatos não classifaicados no processo seletivo atual e que solicitem matrícula como alunos especiais.

Até o dia 28/02/2017, o sistema aceitará a inscrição online.

Alunos da Graduação deverão apresentar histórico escolar e declaração da Secretaria do Curso informando o período do discente.

Até o dia 03/03/2017, a lista com alunos especiais estará disponível na Secretaria do PPGEM para consulta de homologação de inscrição.

10/02/2017

Resultado Final do Processo Seletivo 2017.1 do PPGEM, após análise de recursos.

Informação aos candidatos classificados:

Entre os dias 13/02/2017 (segunda-feira) e 17/02/2017 (sexta-feira), nos horários das 09h às 12h e das 14h às 17h, os candidatos classificados no processo seletivo deverão comparecer na Secretaria do Programa para apresentar os documentos originais enviados por e-mail, descritos no item 4,2 do Edital do Processo Seletivo 2017.1 do PPGEM, para conprovação das informações fornecidas na inscrição e realizar a matrícula.

09/02/2017

Análise de recursos

A comissão de processo seletivo divulga a análise dos recursos solicitados pelos candidatos ao Processo Seletivo 2017.1 do PPGEM.

Clique aqui para visualizar.

31/01/2017

Resultado preliminar do processo seletivo 2017.1 do PPGEM/UFPA.

Os candidatos que solicitarem recurso deverão fazê-lo até a quinta-feira (02), detalhando a correção (de acordo com o gabarito e os critérios estabelecidos no edital) e contestando o resultado, apresentando seus números para que sejam considerados pedidos válidos e tenham acesso às correções da prova e do resultado preliminar.

Após o pedido, o (a) candidato (a) deverá comparecer à Secretaria do Programa a partir das 09h30 do dia 03 de fevereiro de 2017, para fazer vista às correções da comissão de processo seletivo.

As solicitações deverão ser encaminhadas para o endereço  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o título "Recurso".

25/01/2017

Divulgação do gabarito da prova realizada no dia 23/01/2017

Confira o gabarito da prova aqui.

20/01/2017

Local de provas

A prova será realizada no dia 23 de janeiro de 2017, às 09h, nas salas 110, 111 e 112 do Prédio das Pós-Graduações do ITEC. Cique aqui para visualizar mapa.

A prova iniciará às 09h e encerrará às 11h.

17/01/2017

Candidatos com inscrição submetida.

Os candidatos deverão solicitar aos professores escolhidos para orientar seus trabalhos que encaminhem e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando sobre a aceitação dos trabalhos de seus possíveis orientandos.

16/01/2017

Alunos Especiais: O link para cadastro de alunos especiais deverá estar disponível a partir do dia 15/02/2017.

Candidatos:

Evitar fotografar os documentos. Prefira a digitalização convencional, observando a nitidez e limites dos mesmos.

Os arquivos a serem enviados deverão estar de acordo com o edital. A seguir, exemplificamos como deverão ser nomeados:

Documento 1 (Comprovante de inscrição): nomedocandidato-CIO.pdf;

Documento 2 (Documentos pessoais: RG, CPF, Título de eleitor, comprovante de quitação com as obrigações eleitorais, certificado de reservista): nomedocandidato-DP.pdf (um só arquivo, cópias em frente e verso dos documentos);

Documento 3 (Comprovante de residência): nomedocandidato-CRES.pdf;

Documento 4 (Passaporte): nomedocandidato-PPV.pdf (somente candidatos estrangeiros);

Documento 5 (Fotografia 3x4): nomedocandidato-F3X4.pdf;

Documento 6 (Diploma): nomedocandidato-DIP.pdf (um só arquivo, cópia frente e verso do documento);

Documento 7 (Histórico): nomedocandidato-HIS.pdf; (documento completo)

Documento 8 (Carta): nomedocandidato-CAR.pdf;

Documento 9 (Currículo): nomedocandidato-CV.pdf;

Documento 10 (Cópias de certificados ou declarações): nomedocandidato-CC (um ou mais arquivos numerados - nomedocandidato-CC_001, nomedocandidato-CC_002... -, dependendo das cópias a serem enviadas);

Documento 11 (Projeto): nomedocandidato-PPD

14/12/2016

A Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Tecnologia, torna público o Edital para o ingresso de Alunos Regulares no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Período 2017.1, em nível de Mestrado (Stricto Sensu), reconhecido pela CAPES. O curso de Mestrado em Engenharia Mecânica tem duração de 24 (vinte e quatro) meses.

Inscrições:
De 15/12/2016 a 16/01/2017, por meio do link https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=455.

Divulgação do Edital.

Retificação do Edital.