14/03/2024

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará torna público o edital para o Processo de Seleção para Concessão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) em nível de Mestrado – Período 2024.

Leia aqui o edital.

 

02/02/2024

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará torna público o edital para o processo seletivo de alunos regulares ao Mestrado Acadêmico (stricto sensu).

Leia aqui o edital.

Para fazer a inscrição, o(a) candidato(a) deverá acessar este link e clicar sobre MESTRADO (02/02/2024 : 16/02/2024)  na caixa "Processos Seletivos".

As inscrições serão realizadas exclusivamente via online a partir de 10h do dia 02/02/2024 até as 23h59 do dia 16/02/2024.

04/03/2024

Resultado Preliminar

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará torna público o resultado preliminar do processo seletivo 2024.1.

Acesse aqui o resultado preliminar

Os pedidos de recurso devem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. entre 04/03/2024 e 06/03/2024.

06/03/2024

Resultado Final 

A COORDENAÇÃO do PPGEM/ITEC/UFPA, vem por meio desta nota tonar publica a resposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) quanto ao processo de seleção para concessão de bolsa de estudos do PPGEM.

Leia aqui a nota.

Processo para Concessão de Bolsas 2023.1

18/04/2023

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pará publica a retificação do resultado final do edital para concessão de bolsas.

Acesse aqui a lista de classificação retificada.

Nota de Repúdio e Esclarecimentos

A COORDENAÇÃO do PPGEM/ITEC/UFPA, vem por meio desta nota manifestar com veemência seu REPUDIO e INDIGNAÇÃO quanto à forma e conteúdo proferidos por uma denúncia anônima apresentada ao site do FalaBR sobre o processo de seleção para concessão de bolsa de estudos do PPGEM/ITEC/UFPA, bem como tecer esclarecimentos de dados muito importantes os quais baseiam-se os argumentos

Leia aqui a nota

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM-UFPA), convida a comunidade acadêmica para a defesa de tese de doutorado de seu egresso, o doutorando FELIPE RIBEIRO TEIXEIRA, no dia 21 de março de 2023, às 14h, no Auditório Professor José Sérgio Ianino Soares, da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA (localizado no prédio anexo ao LABEM, Professor Raimundo Lucier Marques Leal Junior).  A pesquisa, intitulada: “Um Estudo Holístico da Parametrização Eficaz e Eficiente da Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (MADA) de Paredes Finas

 

Banca formada pelos professores:

Prof. Américo Scotti (orientador) - Universidade Federal de Uberlândia;

Prof. Luiz Eduardo dos Santos Paes - Universidade Federal de Uberlândia;

Prof. Henara Lillian Costa Murray  - Universidade Federal de Uberlândia;

Prof. Carlos Alberto Mendes da Mota – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica/UFPA;

Prof. Eduardo de Magalhães Braga - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica/UFPA;

Prof. Otávio Fernandes Lima da Rocha - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica/UFPA - IFPA

 

Processo de Seleção para Concessão de Bolsas

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará torna público o Edital para seleção de candidatos para concessão de bolsas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM, para o 1º período de 2022, em nível de mestrado (Stricto Sensu), reconhecido pela CAPES.

O proponente é o aluno aprovado no processo de seleção para ingresso no PPGEM em até 1 (um) ano de permanência no curso (Editais 2021.1 e 2022.1).

Leia aqui o edital.

 

Leia aqui o Edital

Faça aqui a sua Inscrição

Clique aqui para emitir o comprovante de inscrição. 

04/03/2022 - Resultado Final do Processo Seletivo PPGEM 2022.1

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica torna público o resultado final do processo seletivo período 2022.1.

Acesse aqui o resultado final

Os candidatos classificados receberão por e-mail (cadastrados na inscrição) as informações sobre matrícula institucional e nas disciplinas para o período.

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) convida a comunidade para a defesa dissertação de Mestrado de Diego Lourenço da Costa Felipe, no dia 1º de julho de 2021, pela plataforma Google Meet (https://meet.google.com/fpv-jnub-ovt).

 

Banca examinadora:

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira e Silva (Orientador/Presidente da Sessão - PPGEM/UFPA)

Prof. Dr. Manoel Silvino Batalha de Araújo (Orientador - PPGEM/UFPA)

Prof. Dr. Antonio Guilherme Barbosa da Cruz (Membro Interno - PPGEM/UFPA)

Prof. Dr. Wellington da Silva Fonseca (Membro Interno - PPGEM/UFPA)

Prof. Dr. Daniel Onofre de Almeida Cruz (Membro Externo, COPPE/UFRJ)